14 de mar. de 2012

10 meses e 10 dicas!

Oi pessoaaal! Tudo bem com vocês? O post de hoje é todo especial, porque todos os meus dias 14 são mais lindos do que os outros. E desse mês, marca 10 meses de namoro com o meu amor, e 1 ano e 1 mês de convivência.
Nesse clima de muito amor, eu resolvi postar '10 dicas para um bom relacionamento'. Mas primeiro de tudo: não existe uma fórmula secreta para se ter um bom namoro. As pessoas são muito diferentes uma das outras, e não é porque com fulano foi de um jeito que com você tem que ser igual. Não devemos comparar o modo como um casal se conheceu, se ama, namora, etc. e ter isso como verdade absoluta. A verdade é que cada casal é de uma maneira, e deve lidar com seus problemas tendo por base o seu próprio relacionamento. Enfim, as 10 dicas que eu darei, na verdade, remetem a questões amplas, que se aplicam a qualquer namoro, e que podem melhorar o convívio a dois.


1º Lembre-se de Deus!
Ele é fiel, e está sempre querendo nos surpreender com pessoas incríveis, e muitas vezes com todas aquelas qualidades que nós pedimos a Ele! Não existem pessoas perfeitas, todos temos nossos defeitos, mas existem qualidades específicas que muitas pessoas esperam encontrar no parceiro, e se pedirmos a Deus, Ele poderá nos atender. E é aquilo: ganhou o que queria? Então lembre-se de agradecer! É como diz a frase: "Quem recebe o que não merece, poucas vezes o agradece" (Francisco Quevedo).

2º Não faça com o outro o que não quer para você!
Isso ouvimos dos nossos pais desde pequenos, e sim, é a mais pura verdade. As pessoas normalmente fazem para os parceiros aquilo que gostariam de receber, e isso se aplica a situação inversa. Se não quer passar por isso, não faça o seu amor passar!

3º Descubra a linguagem do amor do seu amor!
Quem me conhece sabe da minha PAIXÃO por essa descoberta: as cinco linguagens do amor. É mais ou menos assim: todos temos uma forma específica de dar e receber amor, e se o nosso parceiro não nos demonstrar da forma como somos acostumados a entender, nunca nos sentiremos amados! Não é incrível? Muitas vezes uma pessoa demonstra por anos que ama a outra pessoa, e nunca é compreendido, nunca satisfaz a outra, simplesmente porque não demonstra na linguagem do amor da outra! As cinco liguagens são: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço, toque físico. Quem quiser saber mais, está tudo explicadinho no livro 'As cinco liguagens do amor', de Gary Chapman.

4º Peça perdão!
Para alguns essa é uma parte muito difícil. Mas o amor deve ser maior que o orgulho, e o perdão, acompanhado do fato de ser perdoado, é a cura de muitos males!

5º 'Cuidado boquinha com o que diz!'
Essa é minha lição diária. Cuidado com o que diz! Meu amor sempre me ensinou: quebre um copo, agora junte os cacos, olhe para eles, peça desculpas e veja se adiantou! É claro, não estou tirando a validade de pedir desculpas, mas é melhor pensar duas (e até dez) vezes antes de falar algo que irá ofender o seu amor, do que ter que ficar pedindo desculpas mil vezes, e magoando de novo e de novo. As pessoas se cansam...

6º Sentiu saudades? Fale!
Não é vergonha nenhuma. 'Só se tem saudade do que é bom...' E ouvir que a pessoa está com saudade da gente, é saber que somos amados!

7º Respeite a opinião alheia.
Um dia eu li um texto, não me lembro agora onde, mas dizia: já pensou se fossemos todos iguais, com idéias iguais, opiniões iguais? Que chato seria esse mundo! E é a mais pura verdade. Quem tem sempre a mesma opinião que a gente não nos acrescenta em nada. Precisamos de duas idéias, dois lados da moeda, duas visões da mesma situação, para criarmos uma opinião válida.

8º Discuta quando for necessário!
Discutir NÃO é brigar, chingar, gritar ou se matar, por favor. Discussões são necessárias, e se elas não existem em um relacionamento, é porque algo está errado. Discordar, ter D.R, falar, falar e falar, são coisas normais em todo namoro, e a maioria dos problemas podem ser resolvidos com uma boa conversa. Não adianta guardar tudo para você mesmo, porque seu parceiro não adivinha o que você está sentindo! Uma vez uma amiga me disse: não existem caras perfeitos, mas com uma boa conversa e sabedoria podemos ensiná-los a nos agradar! E isso vale para ambos os sexos.

9º Espere o tempo certo das coisas!
Isso já é um assunto tão batido, né? Mas sempre é valido. Quem ama espera, e não há hormônios que possam superar a decisão de esperar e amar!

10º Não fique comparando!
Ninguém gosta de comparações. Não queremos saber se a/o ex era alto, feio, magro, legal, chato, inteligente. Viva cada momento, sem se prender ao passado. Nossos olhos estão no nosso rosto e não na nuca justamente para olharmos pra frente e não para trás! ;)

É isso. Obrigada por todos esses meses Deus. Te amo amor! (:

0 comentários:

Postar um comentário